Exposição: Na pele – GALERIA OLIDO

ENTRE 16/08/2012 E 14/12/2012

Galeria Olido recebe, de 16 de agosto a 14 de dezembro, a exposição Na Pele – grupos que comunicam e se identificam pela tatuagem, reunindo documentários e debates em torno da presença da tatuagem no país.

O corpo desenhado da atriz Mel Lisboa, do rapper Dexter, do chef Alex Atala, do comediante Rafinha Bastos e do apresentador Dudu Braga pode ser conferido em imagens seguidas de seus depoimentos, com outros vinte personagens, realizadas pelos fotógrafos Francisco Orlandi Neto e Sebastião Braga.

Entre a exibição do documentário “O Brasil tatuado”, de Sebastião Braga, e de objetos que traçam a história da tatuagem no Brasil, o evento traz ainda dois debates, com escritores e galeristas, para discutir as razões que levam cada grupo de diferentes tribos urbanas a se tatuar.

 

exposicao_na pele_ate_14_dezembro_2012

Uma vez gravada, a tatuagem praticamente não tem mais volta. Portanto, é preciso um cuidado especial ao escolher o que será registrado sobre a pele. Se alguns preferem desenhos mais sutis e discretos, outros fazem desse ato uma verdadeira arte corporal. A exposição “Na Pele – Grupos que se Comunicam e se Identificam pela Tatuagem”, que entra em cartaz no dia 15 na Galeria Olido, procura desmistificar esse universo.

Com curadoria de Ricardo Vidal, da Feel Filmes, e de Paulão Tattoo, conhecido como “tatuador das celebridades” e dono do estúdio Soul Tattoo Art e Café, em Pinheiros (São Paulo), a mostra reúne um material que reconta a história da tatuagem desde sua origem underground até alcançar o gosto popular. “Trata-se da primeira montagem desse tipo de exposição dentro de uma galeria, pois até hoje o tema só foi enfocado em eventos específicos, como as feiras de tatuagem”, comenta Vidal.

O primeiro andar da Galeria Olido será ocupado por 20 fotografias de pessoas tatuadas, de personalidades da mídia a profissionais da saúde. Esses personagens também integram uma videoinstalação, dando depoimentos sobre os desenhos escolhidos.

A história mundial da tatuagem é retratada em uma linha do tempo, feita em artegraffiti pelo artista Markone, acompanhada por objetos como máquinas de tatuar e outras relíquias associadas à temática. Para completar o acervo, um documentário mostra a história da expressão artística no Brasil. Os visitantes também podem interagir “tatuando” dois manequins que ficarão expostos.

“Há algumas intenções por trás do projeto. Talvez a principal seja reconhecer o valor da tatuagem como arte corporal, expandindo o tema que normalmente é relacionado a nichos e revelando diversos motivos e fatos”, conta Vidal. “Outra razão importantíssima é o resgate histórico das pessoas que começaram a tatuar no Brasil, a jornada destes desde o início até o momento presente e as mudanças não só nas técnicas, mas também na época, cultura e visão social sobre essa arte.”

Créditos: Secretaria de Cultura-SP

 

galeria olido

Na pele

Data: Até 14 de dezembro de 2012
Horário: Das 12h ás 20h
Local: Galeria Olido, espaço expositivo (1º andar) – Av. São João, 473, Estação República do Metrô, Centro
Informações: (11) 3331-8399 e (11) 3397-0171
Entrada gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s