TATUAGEM DE DRAGÃO

Dragão é uma palavra derivada do grego “drákon (δράκων” ), usada para definir grandes serpentes, presentes em diversos povos e civilizações e que já foi retratado com asas, plumas, poderes mágicos e hálito de fogo.

Os dragões podem ter sido uma das primeiras manifestações culturais ou mitos criados pela humanidade. Muito se discute sobre a origem dessas lendas, porém acredita-se que possam ter surgido após a observação de fósseis antigos de dinossauros e outras grandes criaturas, dando, assim, origem a um mito.

Observação: Nesta publicação, iremos abordar apenas parte dos significados da tatuagem de dragão, pois a tatuagem de dragão oriental tem várias interpretações (algumas citadas neste texto) e será mais bem explicada em outra matéria.

Os relatos mais antigos sobre esse ser datam de 40.000 a.C em pinturas rupestres de aborígines pré-históricos na Austrália. Essa conclusão foi feita mediante comparação com relatos míticos semelhantes de povos mais contemporâneos, pois não há registros escritos a respeitos. Acredita-se que eles eram reverenciados como deuses e vistos positivamente.

Em outras civilizações, os dragões eram encarados negativamente, como, por exemplo, no Oriente Médio, onde eram vistos como encarnações do mal. Já a mitologia Persa cita alguns dragões, tais com Azi Dahaka, que atemorizava os homens, roubava o seu gado e destruía florestas, e que provavelmente foi uma alegoria mística da opressão que a Babilônia exerceu sobre a Pérsia na antiguidade. Também na antiga mesopotâmia existia esse tipo de associação com o mal e o caos.

Ilustração do dragão Azi Dahaka

Os dragões dos relatos sumérios eram relatados como culpados de grandes crimes e mazelas, e, por isso, eram punidos pelos deuses. Um conto conhecido é o do deus-dragão Zu , responsável pelas tempestades. Em certa ocasião, ele roubou as pedras onde estavam escritas as leis do universo e, por tal crime, acabou sendo morto pelo deus-sol Ninurta.

De todos os mitos e lendas, a mais conhecida e repetida é a cristã, de São Jorge, que mata um dragão que se alimentava de jovens virgens, mas vê seu fim sob a espada do guerreiro (posteriormente santo), emoldurando assim inúmeros contos que se baseiam no valente cavaleiro que mata a besta pela linda donzela.

A tatuagem de dragão significa, em muitas civilizações, um símbolo de força e sabedoria, enquanto em outras pode ser considerado um símbolo das trevas, de mau pressentimento ou mau sinal. Geralmente, essas tatuagens são feitas por pessoas com personalidade forte, que buscam unir a força, coragem, sabedoria com a liberdade.

Vale lembrar que o significado das tatuagens é pessoal e este artigo foi feito para explicar um pouco da história e também dos possíveis significados comuns nas culturas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s