Não use BEPANTOL em sua tatuagem e/ou seu piercing

À tatuadores e clientes:
informação
Descrição Bula BEPANTOL:

Informação:
Cicatrização e epitelização em caso de ferimentos leves, tais como queimaduras e escoriações de pouca gravidade, úlceras crônicas, úlceras de decúbito e fissuras anais.
Tratamento das inflamações da boca e da faringe.
Tratamento pós-operatório de feridas cirúrgicas, enxertos cutâneos e erosões cervicais.
Tratamento das estomatites (eventualmente em associação com antiinfecciosos). Prevenção e tratamento de rágadas dos mamilos, bem como de assaduras das nádegas do lactente e do eritema solar. Adjuvante no tratamento local das feridas. Adjuvante, como aerosol, no tratamento das vias respiratórias superiores (faringite,laringite, traqueíte, bronquites agudas e crônicas).

Esta parte de cima foi tirada da bula do próprio medicamento.
O que eu quero dizer é que a Bepantol é um excelente medicamento para assaduras, queimaduras e demais indicações para o que é indicado.

Mas o que acontece nas tatuagens?
Muitos tatuados, ainda hoje, usam essa pomada em tatuagens e, por indicação de muitos profissionais. Mas, o uso da Bepantol em tatuagens, tem reações na maioria dos casos, indesejáveis, principalmente na pigmentação.

Sempre verifiquei que a cicatrização de uma tatuagem com o uso do Bepantol, altera em muito os tons das cores utilizadas, além de ter, em muitos casos reações como:

Irritação maior na pele;
Maior tempo de cicatrização;
Reação alérgica suave e grave;
Clareamento e mudança nos tons das cores.

Nos casos mais graves já percebi que teve um inchaço maior na pele com secreções e, até a falha da tatuagem por completo.

Estes casos aconteceram em diversos clientes que usam Bepantol, na maioria das vezes, indicada pelo próprio tatuador.

O que acontece na verdade a Bepantol é um excelente cicatrizante, mais para a tatuagem pode causar alergias pelo choque químico que pode ocorrer em relação a TINTA X POMADA , onde causaria a alergia.

Foram notados que as cores que mais deram problemas foram o VERMELHO , MAGENTA ,PRETO TRIBAL ,ROXO.

Hoje já dispomos de algumas empresas que produzem cremes e pomadas especialmente para tatuagem e aonde foram feitos os estudos necessários. Dentre ela posso citar a Tattoo Long Life, considerada atualmente, a melhor do mercado.

No meu ponto de vista profissional, os tatuadores e profissionais do ramo da dermopigmentação e body modifications, devem indicar o produto certo para os seus clientes, mesmo que eles não disponham dos mesmos em seu estabelecimento.

O porquê disso? Primeiramente por Lei nenhum tatuador ou dono de estúdio de tatuagem ou body piercer pode indicar MEDICAMENTOS pois não somos MÉDICOS e não sabemos realmente o que este produto pode causar na pele do cliente, não sabemos se o cliente tem alergia a este produto e por isso, não devemos indicar uso de pomadas cicatrizantes.

Não use Bepantol, Bepantriz, genéricos desses medicamentos, nem Sulfato de neomicina + bacitracina, Hipoglós, pomada vaginal, vaselina, etc. Enfim, use apenas pomadas que são desenvolvidas exclusivamente para tatuagem, (que são liberadas pela ANVISA e testadas dermatologicamente). Vocês verão que irá melhorar e muito a cicatrização de sua tattoo e o pós tatuagem.

Converse com o seu tatuador sobre os produtos e a melhor forma de cuidar da sua tattoo. Cada um opte pelo o melhor para você e sua tattoo, sempre seguindo os conselhos do seu profissional.

 

Anúncios

3 comentários em “Não use BEPANTOL em sua tatuagem e/ou seu piercing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s