Tatuagem: 3 motivos para você NÃO usar o Plástico

tatuagem-plastico-usar-ou-nao-usar-vivymacchado-tatuagem-estilodevida

Continuando as dicas sobre os cuidados que você deve ter após fazer sua tattoo, resolvi falar sobre “a lenda do plástico”. Aquele plástico que seu tatuador coloca em cima da sua tattoo assim que ela ficou pronta.

Então, sei que muitos tatuadores orientam seus clientes e manter (com trocas periódicas) o plástico por alguns dias. Entendo que essa orientação é feita pensando, principalmente, em “fechar o ferimento” até sua cicatrização.

E é aí que está o “perigo”: o tal “ferimento” estará muito mais predisposto a DEMORAR PARA CICATRIZAR se continuar com o plástico, e eu explico os 3 principais motivos:

1 – Quando você tem um machucado leve, ou seja, que não ultrapasse a camada da pele (de 1 a 5mm), fazer curativos podem abafar o machucado e dificultar a cicatrização, pois aquecem o local e a pele “não respira”.

2 – Nos primeiros dias após você fazer sua tatuagem, perceba que o local tatuado está quente. O calor provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos que ficam na derme. Com isso, eles liberam um pouco de plasma, líquido onde as células sanguíneas estão em suspensão. Além do plasma, é natural que a sua tatuagem libere o excesso de tinta. Com o plástico abafando o local, que já está aquecido, plasma e tinta se misturam e ficam sobre o “ferimento”/tatuagem, impedindo o primeiro passo da cicatrização.

3 – O plástico abafa o local da tatuagem e com isso produz suor. Nosso suor libera toxinas, as quais são nocivas à pele, causando irritações, espinhas, vermelhidão e, as vezes, inflamações. Assim, mais uma vez, dificulta a cicatrização.

Apenas deixando claro que não sou médica e nem fiz curso de enfermagem, mas em meus estudos teóricos e experimentais sobre cicatrização, nesses quase 10 anos de profissão, sempre orientei meus clientes à usarem o plástico apenas no dia que fazem a tattoo. A partir do segundo dia, tiram o plástico (e não o colocam mais) e mantém os cuidados indicados (lavar e passar a pomada) – as cicatrizações são muito mais rápidas e tanto a pele quanto a tatuagem ficam muito mais saudáveis.

É isso, galera. Mais uma orientação que dou aos meus clientes e compartilho com vocês. Não deixem de dar uma olhada nas dicas anteriores Tatuagem: Saiba que pomada usar para cicatrização e 5 Principais Alimentos que você deve Evitar após fazer Tatuagem.

Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Compartilhe com seus amigos.

Passe as informações “pra frente” 😉

Bjs

Vivy Macchado – Tatuadora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s